sábado, 13 de agosto de 2011

Faces de um bipolar

Demorei um pouco a postar,mas estou aqui novamente.
Eu tenho 29 anos,e estou no auge da minha maturidade, mas as vezes eu tenho atitudes de uma criança levada e mal criada.
Como modelar um adulto que viveu a vida de forma intensa e inconsequente,e fazer com que ele mude a característica da qual ele se habituou?
Nós que somos bipolares nos acostumamos com o fato de sermos assim, quando não sabemos o que temos geralmente culpamos as pessoas, e achamos que o erro está nos outros e não em nós.
Depois vem o baque , quando percebemos que tem coisas que acontecem repetidamente, e que não é normal só as pessoas errarem e nós não.É até ignorância acharmos que o mundo inteiro está contra a gente.
De repente alguém diz:
-Você não é uma pessoa normal,vai se tratar.
E você fica odioso com aquela pessoa,dá vontade até de matar,mas de repente para pra pensar e fala a sí mesmo:
-Eu não sou um assassino e nem psicopata pra ficar com tanta raiva daquela pessoa ao ponto de sentir tanto ódio e até querer esganar quem me disse isso.
Então mais uma vez você percebe que algo não está certo com você.
A partí daí você vai procurar ajuda,e a primeira coisa que pensa é que precisa de Deus no seu coração, e vai na Igreja.
Chega na Igreja você ouve as palavras do Pastor e se emociona,aquilo que ele falou era pra você,Deus tocou no seu coração,e você cai no chão em lagrimas.
Agora tu aceitou Jesus e é um crente exemplar,daqueles que ora em voz alta,faz testemunho de como Jesus mudou sua vida.
Para de beber,fumar,transar,vive apenas pra Jesus,tem uma vontade intensa de subir no púlpito e dar a palavra,sente o espirito santo dentro de tí.
Só que com um tempo você começa a ver erro em tudo,acha que os irmãos estão te excluindo,que deveria ter a oportunidade de palestrar,começa acha que o irmão do lado está falando em línguas e orando mais que você para provar que é mais crente do que tu.
Então você para de ir na igreja,volta pro boteco,toma um porre,e começa a falar pra todo mundo que é ateu.
Quando chega em casa olha pro céu e questiona porque Deus fez aquilo com você,cai em lagrimas,percebe que a sua vida não tem sentido,não tem razão,não tem porque passar por tudo isso,que esse mundo não foi feito pra você.
Então tu tomas uma decisão.
Você não aguento mais esta dor,ela é tão intensa que parece penetrar, rasgando na alma,então pega qualquer objeto cortante na sua frente e começa a se cortar, se ferir,pra ver se a dor do corpo faz enganar a dor da alma.
Não é suficiente fazer isto,então você pensa em suicidio.Planeja cada etapa,pensa como as pessoas vão sofrer quando ti encontar morto,que depois que você morrer é que as pessoas vão te dar valor,e perceber que você existia,a dor que você sente você quer também que as pessoas que te ofenderam sintam,você quer que as pessoas sintam remorso,esta é a sua vingança.
Então você liga para um parente seu e diz que não aguenta mais ser incompreeendido,e vai se matar.
Espera uns 20 minutos e corta os pulsos,mas deixa a porta da sua casa aberta para facilitar que te encontrem,porque na verdade você está querendo é chamar a atenção,mas nessa irresponsabilidade deste impulso suicida,a coisa pode dar certa e ser tarde demais.
Dito e feito, te encontram caido no chão da sua casa coberto de sangue,te dão os primeiros socorros e te levam para o hospital.
Quando acorda percebe a besteira que fez e pede desculpa pra todo mundo,e jura que nunca mais vai fazer aquilo.
A bipolaridade tem esses fatores bruscos de mudança de crença,religião e locais de convívio social.
O que eu citei agora são fatos reais de estado de euforia e depressão.
A crença.a religião são fatores bons para o bipolar ou qualquer outra pessoa,mas para o bipolar que quer procurar a cura da sua doença na igreja, eu posso dizer que é um erro tremendo.
Não existe fator espiritual neste transtorno.
Tem que ir em um psiquiatra e tomar a medicação.
Outro fator que ajuda muito para quem como eu não gosta de psiquiatra e de tomar medicação é a psicoterapia,ajuda muito a descarregar emoções que geralmente ficam acumuladas de forma desordenada da nossa mente.
A cura do espirito pertence a Deus,mas a do corpo Deus deu meios ao homem para fazer isso.
Me add no msn: mago_sonhos@hotmail.com

29 comentários:

  1. Pois é amigo, se você não toma remédio toma cuidado com religião,

    Eu não tomava remédio e seguia a senda dos Mestres Ascensos, e tive um surto de alucinação seríssimo(achei que meus pais queriam me matar e tudo) e os médicos e terapeuta me fizeram abandonar o meu caminho. Foram quase 10 anos de dedicação com afinco neste caminho, que amo e creio de paixão e todos (medicos família e terapeuta) me proibiram de seguir... daí agora to indo na católica...

    se quiser saber tudo le no meu blog, contei tudo lá, vou também compartilhar idéias com outros bipolares:-)

    eu sou Luna bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou em travessia...

    Postei esse relato em outro blog sobre depressão e gostaria de dividi-lo aqui também.
    É sempre bom ver que outras pessoas estão na luta por uma qualidade de vida melhor.
    Não sou diagnosticado como bipolar. Tenho sintomas de ansiedade e depressão e mesmo diante de uma ida frustrada ao primeiro psiquiatra com o qual não simpatizei devido a uma postura mais fria, resolvi não desistir desse objetivo. Consultei uma segunda psiquiatra e diante da acolhida mais humana e compreensiva por parte dela, estou animado a tomar o medicamento indicado.
    Consegui relatar com clareza a ela meus sintomas e as dificuldades que cercam a minha vida, devido a já fazer terapia há algum tempo.
    Esses momentos de otimismo, de bem estar na manhã que se seguiu a essa consulta, só se deram porque eu insisti em uma segunda tentativa.

    Vou priorizar a compra do medicamento e realmente testá-lo.Poderia gastar o dinheiro em bobagens, mas, com a Graça de Deus e porque penso em cuidar de mim não vou fazê-lo e vou adquirir o medicamento.
    Outra coisa que vem ajudando é ao invés de realizar leituras de livros de auto-ajuda com receitas para profissionais de como superar os obstáculos, ler livros e sites com depoimentos de pessoas que passaram por transtornos de humor.Ler essas histórias REAIS é reconfortante e gera conhecimento e reflexões.
    Vou ver se continuo se possível ,enviando reflexões a esse blog.
    Desejo a quem não encontrou a melhora de uma primeira, segunda ou terceira vez, a esperança e a persistência.
    Vale a pena cuidar de si mesmo, o que é uma nova descoberta para nós.
    Estamos acima do carro, da casa, e dos bens materiais que desejamos. Embora não pareça, ainda mais no mundo materialista de hoje, somos mais importantes que eles e vale a pena investir em nossa saúde.

    ResponderExcluir
  3. Seria cômico se não fosse trágico...

    ResponderExcluir
  4. Estou chorando ao ler algumas coisas que vc postou. Tenho o coração grande, sou uma jornalista que concluiu o curso - TCC com um vídeo na área psiquiátrica, entitulado.. "Depressão, o que é isso"? . Então acabei casando com um bipolar..e ao ler seu depoimento...ele realmente se portava como vc se descreve.. tentei tentei relutei..não sou uma pessoa má e no fim das contas...tivemos de se separar aos quase 13 anos de casamento. Com duas filhas..sugestão da psicóloga mesmo.. Tentamos, mas infelizmente não deu..Querido, eu sei que isso é ruim...demais...procure apenas a paz em Deus, não fuja Dele, eu rezo para que os bipolares mais dia menos dia possam encontrar uma paz verdadeira.. sofri tb junto..não foi fácil..

    ResponderExcluir
  5. Vou contar uma história sobre uma ex-namorada que ainda guardo muito sentimento por ela, quando a conheci numa festa me encantei por ela, por ela ser uma pessoa adorável, gentil engraçada e superalegre, nunca vi uma pessoa tão expansiva. Nos apaixonamos, ela 22 anos e tinha saído de um casamento fruto de uma relação adolescente, que gerou um filho. Momentos depois percebi que eu não conseguia acompanhar o seu comportamento extravagante com noitadas, pois me considero alguém responsável e como tinha acabado de me formar, estudava pra concursos públicos , algo incompatível com uma vida de farras. Porém , fui compreensivo com ela e "deixava" ela sair com as amigas, pq achava que não vivido uma adolescencia por causa do casamento. No meio disso, ela muitas vezes do nada me tratava mal, numa conversa ela algumas vezes mudava, pois brincávamos muito um com outro e de repente, ela vinha grosserias. Na relação, havia momentos que ela me amava demais e logo depois terminava a relação subitamente, isso perdurou por 1 ano ela terminou e voltou por 4 vezes, nas voltas ela se ajoelhava aos meus pés literalmente falando. Eu ficava louco sem saber o que essa pessoa queria... A bebida nossa era excessiva, foi a pessoa que mais bebia que conheci, nas mesas de bar era a pessoa de destaque, a que tinha a risada mais estrondosa. Sexualmente era perfeita, tínhamos uma compulsão um pelo outro, segundo ela era só comigo, algo que não acredito sinceramente. Depois que a larguei ela me perseguia , entrava nos meus emails e tudo o mais, depois de dois anos que a deixei, eu me casei e ela me mandou emails se declarando e pondo "fim" a relação. Fiquei casado por 5 anos, depois eu a reencontrei e ela me contou suas experiências , ela me relatou que era bipolar, que tomava lítio todos os dias, que tinha mudado de vida, que não bebia tanto como antes , só uma cervejinha, confesso que achei interessante , mas aos poucos vi que aquele comportamnento era passageiro, e ela bebia excessivamente, conhecia até os garçons de todos os bares, conhecia todas as baladas da cidade e perdeu dois cursos universitários, reptia as mesmas coisas de antes ... hoje me preocupo com ela, por que gosto dela, já estou com outra pessoa que estou me ralcionando, não terei nada com ela, mas queria ajudá-la de algum modo...

    ResponderExcluir
  6. Me vejo nessa história... Agora estou na fase de ateia, saí da igreja e não quero mais saber de Deus e tão pouco acredito. Estou estudando pra concurso mas não consigo me concentrar como antes, tenho pensamentos suicidas, num momento de ira disse a minha mae que ia matá-la e depois me matar, minutos depois estava tranquila e calma. Se ligo pra alguém que não me atende morro de ódio da pessoa e sinto vontade de matá-la ou me matar de tanto ódio e isso não pode ser normal. Tudo me irrita e me incomoda, buzina de carro, gente falando alto, minha mãe comendo uma melancia (raspando a casca). Não posso ser contrariada, um paquerinha virtual, não aguentou, um dia eu tava otima com ele, no outro o mandava por inferno. Ele diz que sou mimada e so quero as coisas do meu jeito e que cansou das minhas frescuras... Será que sou mimada?freca ou bipolar?me ajudem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://deboraramosainda.blogspot.com.br/2017/07/amando-um-bipolar.html?m=1

      Excluir
    2. http://deboraramosainda.blogspot.com.br/2017/07/amando-um-bipolar.html?m=1

      Excluir
  7. Se eu disser pra voce que hoje acordei triste, que foi muito difícil sair da cama, mesmo sabendo que lá fora o sol brilha e o céu convidava para uma farra de viver, mesmo sabendo que eu tinha muitas atribuições, acordei triste e tive preguiça de cumprir todos os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar um banho, colocar uma roupa, sair pras compras.
    Depressão é muito séria, complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar cansado de certas rotinas, é descobrir a fragilidade num dia qualquer, sem uma razão aparente - as razões têm essa mania de serem discretas.

    ResponderExcluir
  8. não preciso mais relatar o que acontece comigo,você disse tudo

    ResponderExcluir
  9. quando eu comecei a ler, parece até que fui eu que escrevi, exatamente o que faço.

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou bipolar. Vou ao psicólogo na próxima quarta. Mas o teu relato contou exatamente o que passo. Identifiquei-me, inclusive, com a questão da igreja.
    Teu blog está sendo minha cia de sábado.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Te entendo bem. Sou bipolar, tomo medicação e faço terapia. Meu relacionamento está pendurado e o pior é que estou grávida de 6 meses...

    ResponderExcluir
  13. Tenho 35 anos e ha 1 ano tento me relacionar com uma pessoa que acho que é bipolar. A gente fica junto por 30/60 dias e terminado por 45/90. Quando começo a esquecer ele volta desesperado... Por ultimo agora ele me pediu em casamento, de joelhos, em frente a 200 pessoas. Aceitei, acabei engravidando. Estou de 10 semanas de gravidez, e semana passada ele simplesmente arrumou as coisas e foi embora novamente.
    Acho interessante q ele foi casado 10 anos, e não largava a família, pelo menos nunca relatou... Ele disse que nunca foi feliz com ela, que foi um casamento conturbado, mas apenas pq eram imaturos.
    Meu Deus, lendo esses relatos, eu vejo ele. Principalmente sobre a espiritualidade, ele quer ser pastor, e na fase boa, ele fica fanático, participa de tudoooo na igreja e derrepente muda tudo, critica todo mundo, se irrita com o pastor... Ai parece que se enche de tudo ( inclusive de mim) e foge. Como eu gostaria saber lidar com isso. Todos odeiam ele e brigam comigo, pq eu deixo ele fazer isso comigo. Ultimamente escondo de todo mundo as desapariçoes dele, principalmente na igreja, ja que ele é lider. Eu o amo muito e queria poder ajuda lo, so não sei como. Ele é extremamente teimoso e pra ele TUDO esta relacionado com espiritualidade de modo que eu acho impossiveeel ele procurar um medico por livre e espontanea vontade. Se alguém quiser me escrever e me ajudar gabicamp@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://deboraramosainda.blogspot.com.br/2017/07/amando-um-bipolar.html?m=1

      Excluir
    2. http://deboraramosainda.blogspot.com.br/2017/07/amando-um-bipolar.html?m=1

      Excluir
  14. Tenho 35 anos e ha 1 ano tento me relacionar com uma pessoa que acho que é bipolar. A gente fica junto por 30/60 dias e terminado por 45/90. Quando começo a esquecer ele volta desesperado... Por ultimo agora ele me pediu em casamento, de joelhos, em frente a 200 pessoas. Aceitei, acabei engravidando. Estou de 10 semanas de gravidez, e semana passada ele simplesmente arrumou as coisas e foi embora novamente.
    Acho interessante q ele foi casado 10 anos, e não largava a família, pelo menos nunca relatou... Ele disse que nunca foi feliz com ela, que foi um casamento conturbado, mas apenas pq eram imaturos.
    Meu Deus, lendo esses relatos, eu vejo ele. Principalmente sobre a espiritualidade, ele quer ser pastor, e na fase boa, ele fica fanático, participa de tudoooo na igreja e derrepente muda tudo, critica todo mundo, se irrita com o pastor... Ai parece que se enche de tudo ( inclusive de mim) e foge. Como eu gostaria saber lidar com isso. Todos odeiam ele e brigam comigo, pq eu deixo ele fazer isso comigo. Ultimamente escondo de todo mundo as desapariçoes dele, principalmente na igreja, ja que ele é lider. Eu o amo muito e queria poder ajuda lo, so não sei como. Ele é extremamente teimoso e pra ele TUDO esta relacionado com espiritualidade de modo que eu acho impossiveeel ele procurar um medico por livre e espontanea vontade. Se alguém quiser me escrever e me ajudar gabicamp@msn.com

    ResponderExcluir
  15. Tente convencê-lo a procurar ajuda psiquiátrica,pois precisa de medicação e psicológica pra tratar da parte comportamental.Com esses suportes terá seu humor controlado.É uma patologia controlada, não pode deixarprincipalmente a medicação.

    ResponderExcluir
  16. Tente convencê-lo a procurar ajuda psiquiátrica,pois precisa de medicação e psicológica pra tratar da parte comportamental.Com esses suportes terá seu humor controlado.É uma patologia controlada, não pode deixarprincipalmente a medicação.

    ResponderExcluir
  17. Tente convencê-lo a procurar ajuda psiquiátrica,pois precisa de medicação e psicológica pra tratar da parte comportamental.Com esses suportes terá seu humor controlado.É uma patologia controlada, não pode deixarprincipalmente a medicação.

    ResponderExcluir
  18. Tente convencê-lo a procurar ajuda psiquiátrica,pois precisa de medicação e psicológica pra tratar da parte comportamental.Com esses suportes terá seu humor controlado.É uma patologia controlada, não pode deixarprincipalmente a medicação.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite pessoal. Gostaria de escrever um pouco da minha historia Sou um bi polar em todos os sentidos fisicamente . psicologicamente e sazonalmente. .. Desde criança tenho indícios mais ninguém percebia pq era muito tímido na minha adolescência acabei conquistando espaço e me sentindo mais avontade namorei muito com mulheres lindas e sempre terminava por achar que eu não era o melhor para elas .. Em um momento de altoestima bastante elevada me deparei com um trauma ..que me levou a delírios e sensações ruins... imaginava em pessoas boas o pior... Hoje eu sei que estava totalmente fora de min .acredito que hoje que estou estabilizado.. Mais antes passei por uma outra crise com sentimentos de perseguição que tiveram que me internar em uma clínica psiquiatrica . Foi o pior momento da minha vida .. Tem outros transtornos mentais muito piores que bipolaridade.. Acho que a medicação é essencial hoje me sinto bem . Só tenho receio do que as pessoas possam falar dos meus momentos de crise.. Mais a felicidade está nos olhos de quem a procura ...

    ResponderExcluir
  20. Boa noite pessoal. Gostaria de escrever um pouco da minha historia Sou um bi polar em todos os sentidos fisicamente . psicologicamente e sazonalmente. .. Desde criança tenho indícios mais ninguém percebia pq era muito tímido na minha adolescência acabei conquistando espaço e me sentindo mais avontade namorei muito com mulheres lindas e sempre terminava por achar que eu não era o melhor para elas .. Em um momento de altoestima bastante elevada me deparei com um trauma ..que me levou a delírios e sensações ruins... imaginava em pessoas boas o pior... Hoje eu sei que estava totalmente fora de min .acredito que hoje que estou estabilizado.. Mais antes passei por uma outra crise com sentimentos de perseguição que tiveram que me internar em uma clínica psiquiatrica . Foi o pior momento da minha vida .. Tem outros transtornos mentais muito piores que bipolaridade.. Acho que a medicação é essencial hoje me sinto bem . Só tenho receio do que as pessoas possam falar dos meus momentos de crise.. Mais a felicidade está nos olhos de quem a procura ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um....sou um bi polar ontem mesmo sumi não avisei minha esposa...fui inconveniente com todos na noite sempre sou mais q bebo falo muito chato...mas isso m incomoda muito fico muito mal...mas não é pior na verdade m idêntifico com todos...sei oque passam pois parecem que estão contando a história da minha vida...sofro...melancolia depressão euforia...só extremos...tudo e dor morte inferno. ..sou um peso para minha família...e tenho filhos...minha esposa anda muito muito triste chora...porque no fim sou "M" não consigo ter controle sempre...Quando bebo aaí F"...ela tá comigo não sei como...maravilhosa minha família...tenho um filho de um relacionamento falido q foi por esta minha "doença" longe...tem um perto que vivo junto...eu sou tudo pros meus filhos...pois também tem as qualidades...mas não aguente mais...tomo medicamentos todos os dias L e Q...faço terapia...Os medicamentos não tomo bem certo...mas parecem q não fazem efeito...enfim sei o passam por isso...estou aqui tentando achar um pouco de " irmandade"...Não aguento sou assim desde de criança...pairar entre loucura e sanidade e a pior dor...pois ser um louco consciente doI e muito...desculpe erros da escritas tô mal...obrigado a todos...enquanto tiver vida VIVEREMOS..Força e paz pra mim e VCS

      Excluir
  21. Vc tem q tomar os remédios de forma correta. É duro aceitar mas é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente sem a medicação nossa vida se torna uma montanha russa de depressão a euforia num piscar de olhos . E a depressão é risco muito grande. Abraços a todos Bipolares.

    ResponderExcluir
  23. Não desistam da vida e nem do amor. Ainda existem pessoas dispostas a ajudar e a entender.
    não sou profissional,mas estou passando por uma situação q envolve uma pessoa bipolar. Quero muito poder ajudar de alguma forma,o bipolar sofre preconceito,mas quem quer ajudar tambem sofre. Espero q isso um dia acabe. Todos somos especiais de alguma forma.
    meu whats 21 972550399

    ResponderExcluir
  24. Não desistam da vida e nem do amor. Ainda existem pessoas dispostas a ajudar e a entender.
    não sou profissional,mas estou passando por uma situação q envolve uma pessoa bipolar. Quero muito poder ajudar de alguma forma,o bipolar sofre preconceito,mas quem quer ajudar tambem sofre. Espero q isso um dia acabe. Todos somos especiais de alguma forma.
    meu whats 21 972550399

    ResponderExcluir